(48) 3257.3536 | 99923.9312

Energia elétrica mais cara: 5 aparelhos ‘ladrões’ na hora de economizar


Para economizar na conta de luz é bom ficar de olho nos aparelhos que mais consomem energia; veja também as dicas para reduzir os gastos com a energia.

1. Ar-condicionado
Apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, o ar-condicionado tem mais impacto na conta devido ao tempo que fica ligado. A estimativa é que um aparelho menor ou igual a 9 mil BTU/h tem consumo médio mensal de 128,8 kWh se usado por 8 horas em 30 dias. Um equipamento maior do que 30 mil BTU/h consome 679,20 KWh.

Dica: buscar um aparelho adequado ao tamanho do cômodo. Um aparelho com alta capacidade para um espaço pequeno vai levar a um gasto desnecessário.

2. Geladeira

A geladeira está entre os equipamentos que mais consomem energia. Um modelo de uma porta tem consumo médio mensal de 25,20 kHw, enquanto as de duas portas frost free consomem 56,88 kHw por mês.

Dica: mantenha o aparelho longe do fogão, porque a geladeira gasta mais energia para compensar o calor transmitido pelo fogão. Não abra a porta da geladeira sem necessidade e verifique se o seu equipamento está com a vedação em dia.

3. Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é outro vilão da conta de luz. Com uso diário de 32 minutos, o consumo mensal do chuveiro pode chegar a 88 kHw.

Dica: Busque modelos com menor potência e desligue o chuveiro enquanto não estiver usando a água. E lembre-se: quanto menos tempo ficar no chuveiro, menor o impacto na sua conta.

4. Videogame
Alegria da garotada, o videogame também deve ser usado com cautela. Segundo o BV, que cita dados do Procel, o uso por quatro horas diárias durante metade do mês representa um consumo médio mensal de 1,44 kHw. Modelos mais novos, como o PS4 ou Xbox One, gastam mais energia do que versões anteriores.

Dica: Use menos o equipamento e controle as horas de jogo. Também é importante desligá-lo quando não estiver usando. Lembre-se que mesmo em standby, o aparelho consome energia.

5. Televisão
Um modelo de LED de 42 polegadas consome 30,45 kHw por mês com 5 horas diárias de uso.

Dica: tire o equipamento da tomada quando não estiver assistindo.

FIQUE LIGADO!

Campanha ECE de Economia de Energia.



Voltar Histórico de notícias



Empresa Catarinense
de Eletricidades LTDA

Endereço:

Rua Senador Carlos Gomes de Oliveira, 420 - Distrito Industrial São José / SC Fones: (48) 3257-3536








Todos os direitos reservados